Artigos

August 21, 2018

Projeto e construção de jardim sensorial no Jardim Botânico do IBB/UNESP, Botucatu/SP

Este trabalho teve por objetivo possibilitar a ampliação das atividades do Jardim Botânico do IBB, com a implantação de um Jardim Sensorial para atender principalmente pessoas com necessidades especiais. Foram construídos dois canteiros nos quais foram incluídas plantas com diferentes texturas, aromas e formas que possibilitarão a integração de pessoas com necessidades especiais à natureza.


Palavras-chave: Inclusão social. Acessibilidade. Jardim sensorial. Educação Ambiental.

March 05, 2018

Espaço Conviver: Atendimento a pessoas com deficiência, familiares e cuidadores

O Instituto Lucas Amoroso é uma instituição de assistência social com interfaces nas áreas de educação, saúde, cultura e esporte. A proposta de trabalho, enquanto organização social, trata de um espaço de convivência voltado às pessoas com deficiências de múltiplas idades, seus familiares e cuidadores. O Espaço propõe uma dinâmica de atividades que envolvem temas artísticos, culturais e educativos, na busca da autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

October 04, 2017

A efetividade da inclusão escolar no Brasil

A inclusão escolar no Brasil, como em todo o mundo já passou por vários momentos. Hoje a pessoa com deficiência tem o direito garantido por lei de frequentar uma escola regular, porém o aprendizado dessas crianças nem sempre está garantido. O objetivo deste trabalho é analisar se a inclusão escolar tem contribuído de fato para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, e se os professores estão preparados para esse processo. Através de uma reflexão, a partir de revisões bibliográficas, destacam-se a importância de melhor formação e capacitação para os professores, e a importância de terem uma visão e atitudes favoráveis à inclusão. Cabe ressaltar a importância de que acreditem nesse processo para que desenvolvam um trabalho que efetive a prática inclusiva. Outro fator importante são as políticas públicas, que devem contribuir com esse processo oferecendo garantias de aprendizado para todos.

October 04, 2017

Saídas originais frente aos difíceis problemas que a sexualidade da pessoa com deficiência coloca para os familiares

O presente artigo tem como objetivo esclarecer as questões da sexualidade da pessoa com deficiência, contribuindo para um melhor entendimento do tema por parte dos cuidadores e familiares a fim de que pessoas com deficiência tenham uma vivência da sexualidade mais satisfatória. O estudo trata do comportamento da pessoa com deficiência frente à sexualidade evidenciando a compreensão do conceito, a percepção, o interesse e a falta de informação. São abordados os desdobramentos da sexualidade frente à família como as manifestações sexuais, a utilização de métodos contraceptivos, o temor quanto ao abuso sexual, doenças sexualmente transmissíveis e procriação. Conclui-se que são necessárias novas pesquisas frente ao tema a fim de garantir uma discussão mais ampla e consistente, sobretudo pelo desafio de modificar a visão da sociedade frente aos direitos da pessoa com deficiência intelectual, ao exercício da sua sexualidade, vendo-a como uma pessoa de direitos e deveres. Propõem-se novos estudos voltados a estratégias para trabalhar com os pais, tornando aquilo que é produzido parte do cotidiano desses indivíduos. É preciso cuidar de quem cuida. Promover cursos, grupo de pais, vivências, entre outros meios de orientação.

October 04, 2017

A estrutura familiar e seus reflexos na fala-linguagem da criança com deficiência

Este estudo tem por objetivo verificar em publicações sobre o ambiente familiar, quais são os reflexos que a estrutura da família pode gerar no desenvolvimento da fala e linguagem da criança com deficiência. Foram pesquisadas as publicações dos últimos 15 anos (a partir de 2000) que abordassem o tema da fala e linguagem oral da criança com deficiência, e que incluíssem a estrutura familiar como parte influente nessa fase de desenvolvimento. A pesquisa foi realizada através de busca via internet em bases de dados. Neste estudo pode-se verificar a necessidade e a importância de se pensar não apenas nas estimulações de fala e linguagem, mas também nas maneiras de inserir a família nesse processo de intervenção. Essa inserção da família a envolveria não somente como um facilitador no desenvolvimento da fala-linguagem da criança com deficiência, mas em formas pelas quais ela deve ser orientada e cuidada quanto às questões psicológicas que interferem nas relações familiares e que refletem tais relações no desenvolvimento de fala-linguagem. A abordagem da estrutura familiar e a fala-linguagem da criança com deficiência requer mais pesquisas no assunto, pois o número de publicações no Brasil é muito pequeno, assim como os autores (DESSEN & SILVA) apontaram. Neste estudo pode se verificar que apesar de passados alguns anos, essa situação ainda não se modificou de maneira significativa. Além disso, pode-se observar que os quadros diagnósticos mais relatados referentes a este tema foram a deficiência mental e a síndrome de Down.

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