top of page

Modalidade Ha/Reabilitação

Objetiva propiciar as condições necessárias para o desenvolvimento de habilidades e capacidades que promovam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de usuários entre 0 e 06 anos e seus familiares, bem como assistidos com doenças degenerativas. Os assistidos recebem o apoio individual, presencial ou à distância, na frequência mensal ou quinzenal, a depender do número de atendidos, do profissional e sua carga horária na instituição. O foco se mantém em restabelecer e compensar a perda da funcionalidade, bem como evitar ou desacelerar o processo de evolução da doença, proporcionando melhor qualidade de vida.

Projeto de Atendimento Interdisciplinar (PAI)

Objetivo: oferecer serviço de ordem ambulatorial, voluntária, sob marcação de consulta prévia. O atendimento é realizado por profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia, Odontologia e Nutrição. Dermatologia e Urologia são as especialidades médicas disponíveis, e o atendimento é realizado fora da instituição (consultório particular).  Os protocolos de avaliação específicos e métodos terapêuticos variam, considerando as diversas patologias e especialidades.

Projeto Sorriso Especial

Objetivo: adaptar e condicionar pacientes com deficiência ao atendimento odontológico. Realizado em parceria com a UNESP – Campus Guaratinguetá, o Projeto Sorriso Especial conta com os serviços odontológicos de um profissional que realiza o atendimento no ILA, por 2 horas semanalmente. A abordagem prevê o uso de metodologias específicas como o uso de figuras para Comunicação Alternativa e técnicas de manejo de comportamento. As sessões individuais são agendadas previamente, e a família recebe orientações para a manutenção da saúde bucal.

bottom of page