top of page

Modalidade Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários

convivência.png

As atividade e projetos desenvolvidos dentro da modalidade de convivência objetivam promover a inclusão social e cultural das PcD e suas famílias através de atividades culturais, esportes, lazer e visitas domiciliares. São eles:

Termo de Colaboração 14/2022

Promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de 35 pessoas com deficiências e seus familiares, através dos projetos:

Ver para Crer: encontros com a díade mãe/filho a fim de reconstruir vínculos através do resgate de brincadeiras e jogos.

Afetos: encontros com as mães, on-line, a fim de debater temas pertinentes à rotina do cuidar de seus filhos e de si mesma.

Cozinha especial: encontro mensal com uma nutricionista que propõe refeições com alimentos mais saudáveis, proporcionando a degustação e a manipulação. A atividade fortalece os vínculos familiares através da oficina culinária diminui o número de crianças com seletividade.

Projeto Inclusive Nós: atividades culturais, de lazer e recreação, visando à oportunidade de convívio social e valorização da região, através de passeios que contemplam a elementos históricos, bem como visitas a exposições, atividades de entretenimento e/ou museus.

Edital CMDCA

Projeto Por um Mundo + Brincante: Considerando que a brincadeira é a atividade mais inclusiva para a criança, este projeto objetiva criar um espaço onde o brincar possibilite o aprendizado de múltiplos conhecimentos através da criação de vínculos afetivos, das vivências sensoriais e psicomotoras, do convívio com o grupo, da execução de atividades desafiadoras, prazerosas e instigantes, promovendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das pessoas com deficiência e seus familiares e contribuindo, dessa forma, para a construção da cultura de paz e de mundo inclusivo, constituído no respeito à diversidade.

modalidade convivência.png

Projeto Trilhas no ILA

Projeto Trilhas do ILA objetiva a transformação da sua ampla área verde em um parque naturalizado, tornando o espaço agradável, fomentando a parentalidade positiva e o desenvolvimento infantil saudável. Parques Naturalizados são espaços ao ar livre, desenvolvidos principalmente a partir de elementos naturais, repletos de possibilidades de interação, exploração e criação, que incentivam o brincar livre, a convivência, o vínculo com o espaço público, com a natureza e o prazer de estar a céu aberto. São espaços que também contribuem para a regeneração das áreas verdes e seus serviços ambientais.

bazar - faixa.png
sobre nós - faixa (2).png

Projeto Saberes da Comunidade

As oficinas de convivência e fortalecimento de vínculos executadas por voluntários selecionados que de algum modo, desejam contribuir com o engajamento da Instituição no objetivo primordial da melhora da qualidade de vida, inclusão social e diminuição do stress do cuidador.

Projeto Caminhada da Alegria: Tem como objetivo proporcionar momentos de convivência em grupo, fortalecimento de vínculos sociais e comunitários, além de estimular a atividade física para qualidade de vida e promoção da saúde.

Projeto Musicalização: Através da música, proporcionar momentos de convivência e fortalecimento de vínculos. Através do encontro em grupo e da música, pretendemos resgatar os vínculos sociais, especialmente aos adolescentes e adultos, sendo que a maioria não frequenta mais a escola.  Além disso, a música proporciona infinitas capacidades ao cérebro, melhora a respiração, articulação, ritmo e qualidades vocais.

Projeto Capoeira: A capoeira é um esporte que favorece a convivência através do respeito mútuo. As atividades visam o fortalecimento dos vínculos sociais, familiares e comunitários. Proporciona o encontro da comunidade em um local da comunidade, e o esporte é aplicado entre os cuidadores e seus filhos. Além disso, o esporte contribui para o desenvolvimento motor, físico, atenção e disciplina.

Projeto Baila Comigo: Vivenciar momentos de convivência entre os assistidos, fortalecimentos dos vínculos familiares e comunitários, especialmente a adolescentes e jovens que não frequentam a escola, através do contato com a arte da dança e da música. Utilizaremos o espaço da comunidade para as aulas e os pais e cuidadores participarão das apresentações, onde cada um poderá demonstrar suas habilidades. Além disso, a dança favorece o controle do corpo, equilíbrio, coordenação motora, atenção e concentração

bottom of page