Modalidade Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários
O projeto, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Guaratinguetá, acolhe 35 famílias de PcD e viabiliza o acesso a serviços e programas de benefícios e, principalmente, a promoção da autonomia, qualidade de vida, convivência e fortalecimento de vínculos.
Termo de Colaboração 14/2022
Promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de 35 pessoas com deficiências e seus familiares, através dos projetos:
Ver para Crer
Encontros com a díade mãe/filho a fim de reconstruir vínculos através do resgate de brincadeiras e jogos.
Afetos
Encontros com as mães, on-line, a fim de debater temas pertinentes à rotina do cuidar de seus filhos e de si mesma.
Cozinha especial
Encontro mensal com uma nutricionista que propõe refeições com alimentos mais saudáveis, proporcionando a degustação e a manipulação. A atividade fortalece os vínculos familiares através da oficina culinária diminui o número de crianças com seletividade.
Projeto Inclusive Nós
Atividades culturais, de lazer e recreação, visando à oportunidade de convívio social e valorização da região, através de passeios que contemplam a elementos históricos, bem como visitas a exposições, atividades de entretenimento e/ou museus.
Projeto NOSSAS MULHERES: APOIO A FAMILIA MONOPARENTAL FEMININA DO ILA E COMUNIDADE DO PINGO DE OURO, GUARATINGUETÁ, SP, BRASIL: O ILA acredita que toda mulher deve receber impulso para autossuficiência, possibilitando o desenvolvimento integral de suas potencialidades nas esferas pessoal, social e profissional. O projeto objetiva contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos arranjos monoparentais femininos visto que as mulheres reinvestem a maior parte de seus ganhos no bem-estar de sua família.
Edital CMDCA
Projeto Por um Mundo + Brincante
Considerando que a brincadeira é a atividade mais inclusiva para a criança, este projeto objetiva criar um espaço onde o brincar possibilite o aprendizado de múltiplos conhecimentos através da criação de vínculos afetivos, das vivências sensoriais e psicomotoras, do convívio com o grupo, da execução de atividades desafiadoras, prazerosas e instigantes, promovendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das pessoas com deficiência e seus familiares e contribuindo, dessa forma, para a construção da cultura de paz e de mundo inclusivo, constituído no respeito à diversidade.
Projeto Saberes da Comunidade
As oficinas de convivência e fortalecimento de vínculos executadas por voluntários selecionados que de algum modo, desejam contribuir com o engajamento da Instituição no objetivo primordial da melhora da qualidade de vida, inclusão social e diminuição do stress do cuidador.
Projeto Musicalização
Através da música, proporcionar momentos de convivência e fortalecimento de vínculos. Através do encontro em grupo e da música, pretendemos resgatar os vínculos sociais, especialmente aos adolescentes e adultos, sendo que a maioria não frequenta mais a escola. Além disso, a música proporciona infinitas capacidades ao cérebro, melhora a respiração, articulação, ritmo e qualidades vocais.
Projeto Caminhada da Alegria
Tem como objetivo proporcionar momentos de convivência em grupo, fortalecimento de vínculos sociais e comunitários, além de estimular a atividade física para qualidade de vida e promoção da saúde.
Projeto Capoeira
A capoeira é um esporte que favorece a convivência através do respeito mútuo. As atividades visam o fortalecimento dos vínculos sociais, familiares e comunitários. Proporciona o encontro da comunidade em um local da comunidade, e o esporte é aplicado entre os cuidadores e seus filhos. Além disso, o esporte contribui para o desenvolvimento motor, físico, atenção e disciplina.
Projeto Baila Comigo
Vivenciar momentos de convivência entre os assistidos, fortalecimentos dos vínculos familiares e comunitários, especialmente a adolescentes e jovens que não frequentam a escola, através do contato com a arte da dança e da música. Utilizaremos o espaço da comunidade para as aulas e os pais e cuidadores participarão das apresentações, onde cada um poderá demonstrar suas habilidades. Além disso, a dança favorece o controle do corpo, equilíbrio, coordenação motora, atenção e concentração