Dentro da complexidade que envolve as questões pertinentes à inclusão da PcD e familiares, o ILA acredita que a convivência e o fortalecimento de vínculos são ferramentas fundamentais para que a inclusão social realmente aconteça. Assim, seus projetos buscam inserir as PcD nos mais diferentes espaços sociais em suas diversas fases da vida, sempre apoiando a família. O ILA acredita no desenvolvimento de ações e projetos que visam a mudança de paradigma da PcD, valorizando o modelo social, e compreende que o convívio entre as famílias e a natureza é agente promotor de saúde física e mental, além de propiciar o bem-estar de toda a comunidade em seu entorno.
O trabalho desenvolvido em 4 modalidades diferentes:

Modalidade
de Convivência
Os projetos desenvolvidos dentro da modalidade de convivência tem por objetivo promover a inclusão social e cultural das pessoas com deficiência e suas famílias através de atividades culturais, esportes, lazer e capacitações que permitem uma maior inserção da pessoa com deficiência e seus familiares na sociedade.
Modalidade
Visita Domiciliar
O projeto Ô de Casa oferece um serviço de proteção social especial de média complexidade para 35 famílias que possuem pessoas em estado de deficiência através doTermo de Colaboração 14/2018 com o Município da Estância Turística de Guaratinguetá.
O Projeto prevê visitas domiciliares às pessoas com deficiência que estejam em situação de vulnerabilidade e sem garantia de direitos. promovendo a garantia de direitos, a inclusão, reconhecimento do potencial da família e da comunidade.


Modalidade
Reabilitação
Os projetos de reabilitação oferecem atendimentos gratuitos e especializados, individuais ou em grupo de no máximo 4 indivíduos, com frequência semanal ou quinzenal para pessoas com deficiência.

Projetos
Modalidade Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares

O Núcleo investe no aprimoramento e na difusão do trabalho desenvolvido no ILA e respalda os compromissos assumidos relativos à Pessoa com Deficiência e suas relações.

ILA Caraguatatuba
Projetos já realizados
Durante o período de abril de 2016 a maio de 2017, o Instituto Lucas Amoroso implantou, em parceria com a prefeitura de Estância Balneária de Caraguatatuba, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), desenvolvendo atividades relacionadas às modalidades de Centro de Convivência e Centro Dia.
96.360
atendimentos realizados de Abril de 2016 à Dezembro de 2017