top of page

Projetos

CONVIVER

Modalidade

Casa de Convivência

Incentiva o respeito à diversidade através da inserção da pessoa com deficiência em contextos diversos que promovam interação, socialização e fortalecimento do vínculo comunitário, através de atividades e passeios que induzam o convívio social.

Inclusive Nós

​Promove oficinas de cultura, esporte e lazer para pessoas com deficiência acima de 7 anos, considerando os aspectos biopsicossociais de todos para a melhora da qualidade de vida, estimulando independência e autonomia.

Capacidade de 50 atendimentos diários

Modalidade

Reabilitação Baseada na Comunidade

O Programa tem como objetivo satisfazer as necessidades básicas de crianças com deficiência de até 7 anos de idade, por meio da redução da pobreza e acesso à saúde, educação  e oportunidades sociais. O ILA atua em duas frentes: a terapia e as tecnologias assistivas.

- Processo terapêutico: restabelecemos e compensamos a perda da funcionalidade, e evitamos ou desaceleramos esta perda em todas as áreas da vida da pessoa, através de treinamento, educação, apoio e aconselhamento, etc.

- A Tecnologia Assistiva: itens adaptados para aumentar, manter ou melhorar a capacidade funcional de pessoas com deficiência, readequando o usuário e seu ambiente. Essa tecnologia é uma ferramenta que aumenta a independência e a participação dos indivíduos.

 

Implantado desde 2016, o Programa de RBC​ é ​desenvolvido, em através de 2 projetos:

Atendimento Interdisciplinar

O projeto consiste em dar assistência terapêutica para crianças menores de 7 anos nas áreas de​ Fisioterapia, Fonoaudiologia, ​Nutrição e Psicologia. Haverá uma avaliação prévia da criança​ e monitoramento anual​ para que possamos atender às necessidades de cada criança​ e de sua família,​ individualmente.

​ ​

São feitas orientações em grupos de no máximo 4 pessoas, com frequência semanal ou quinzenal.

Adapta e condiciona pessoas com deficiência ao atendimento odontológico. Realizado em parceria com a UNESP, o Projeto conta com os serviços odontológicos de um profissional que realiza o atendimento no ILA, por 2 horas semanalmente.

Sorriso Especial

reabilitação

Projeto

Mulheres que Criam

Untitled-1-01.jpg

O projeto Mulheres que Criam tem como objetivo a capacitação de mulheres, responsáveis por pessoas com deficiências que recebem até 3 salários, visando a geração de renda através da exploração de necessidades do mercado local e regional através do empreendedorismo artesanato.

Ao longo do projeto, as mulheres desenvolvem habilidades através de um modelo de trabalho justo e solidário, tornando-se empreendedoras individuais e adquirindo uma melhora em sua autoestima.

Terças e Quintas de 14h às 16h

Inscrições na secretaria do ILA.

Projeto

Ô de Casa!

Oferece um serviço de proteção social especial a longo prazo para 35  pessoas com deficiência e suas famílias em estado grave de vulnerabilidade, promovendo a garantia de direitos, a inclusão, reconhecimento do potencial da família e da comunidade.

 

O Projeto Ô de Casa! é oferecido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Guaratinguetá para que o sujeito seja acolhido por sua comunidade, para a viabilização do acesso a serviços e programas de benefícios, transferência de renda, e, principalmente, para a promoção da autonomia e qualidade de vida.

Clique aqui e acesse os arquivos referentes a parceria do Instituto Lucas Amoroso com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Projeto_%C3%83%C2%94_de_casa_edited.jpg
multiplicar

Modalidade

Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares - NEPI

Equipe do ILA apresentando o trabalho reabilitação baseada na comunidade: educação permanente de educadores familiares no I Encontro Nacional da Abrapas, na USP.

Investe no aprimoramento e na difusão do trabalho desenvolvido no ILA e respaldar os compromissos assumidos relativos à Pessoa com Deficiência e suas relações. O projeto é realizado através de palestras, aulas expositivas, leituras e sínteses.

São realizados 2 encontros mensais, com duração de 2 horas cada encontro, no período de março à novembro.

núcleo

Projeto

Ouviu Falar?

O projeto objetiva promover campanhas de sensibilização e conscientização a respeito das principais causas que acometem as pessoas com deficiência e seus familiares. Proporciona momentos de informação à comunidade, com a participação dos usuários e familiares, equipe técnica e convidados na divulgação de aspectos como prevenção, causas, tratamento, estratégias de inclusão, respeito e garantia de direitos.

ILA Caraguatatuba

Projetos já realizados

Durante o período de abril de 2016 a maio de 2017, o Instituto Lucas Amoroso implantou, em parceria com a prefeitura de Estância Balneária de Caraguatatuba, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), desenvolvendo atividades relacionadas às modalidades de Centro de Convivência e Centro Dia.

96.360 

atendimentos realizados de Abril de 2016 à Dezembro de 2017

bottom of page