Projetos

 

Modalidade

Casa de Convivência

Incentiva o respeito à diversidade através da inserção da pessoa com deficiência em contextos diversos que promovam interação, socialização e fortalecimento do vínculo comunitário, através de atividades e passeios que induzam o convívio social.

Inclusive Nós

​Promove oficinas de cultura, esporte e lazer para pessoas com deficiência acima de 7 anos, considerando os aspectos biopsicossociais de todos para a melhora da qualidade de vida, estimulando independência e autonomia.

Capacidade de 50 atendimentos diários

Aula de Aikido
Aula de Aikido
press to zoom
Fazendo Arte
Fazendo Arte
press to zoom
Evento Temático
Evento Temático
press to zoom
Grupo de Dança
Grupo de Dança
press to zoom

Modalidade

Reabilitação Baseada na Comunidade

O Programa tem como objetivo satisfazer as necessidades básicas de crianças com deficiência de até 7 anos de idade, por meio da redução da pobreza e acesso à saúde, educação  e oportunidades sociais. O ILA atua em duas frentes: a terapia e as tecnologias assistivas.

- Processo terapêutico: restabelecemos e compensamos a perda da funcionalidade, e evitamos ou desaceleramos esta perda em todas as áreas da vida da pessoa, através de treinamento, educação, apoio e aconselhamento, etc.

- A Tecnologia Assistiva: itens adaptados para aumentar, manter ou melhorar a capacidade funcional de pessoas com deficiência, readequando o usuário e seu ambiente. Essa tecnologia é uma ferramenta que aumenta a independência e a participação dos indivíduos.

 

Implantado desde 2016, o Programa de RBC​ é ​desenvolvido, em através de 2 projetos:

Atendimento Interdisciplinar

O projeto consiste em dar assistência terapêutica para crianças menores de 7 anos nas áreas de​ Fisioterapia, Fonoaudiologia, ​Nutrição e Psicologia. Haverá uma avaliação prévia da criança​ e monitoramento anual​ para que possamos atender às necessidades de cada criança​ e de sua família,​ individualmente.

​ ​

São feitas orientações em grupos de no máximo 4 pessoas, com frequência semanal ou quinzenal.

Adapta e condiciona pessoas com deficiência ao atendimento odontológico. Realizado em parceria com a UNESP, o Projeto conta com os serviços odontológicos de um profissional que realiza o atendimento no ILA, por 2 horas semanalmente.

Sorriso Especial

 

Projeto

Mulheres que Criam

O projeto Mulheres que Criam tem como objetivo a capacitação de mulheres, responsáveis por pessoas com deficiências que recebem até 3 salários, visando a geração de renda através da exploração de necessidades do mercado local e regional através do empreendedorismo artesanato.

Ao longo do projeto, as mulheres desenvolvem habilidades através de um modelo de trabalho justo e solidário, tornando-se empreendedoras individuais e adquirindo uma melhora em sua autoestima.

Terças e Quintas de 14h às 16h

Inscrições na secretaria do ILA.

Projeto

Ô de Casa!

Oferece um serviço de proteção social especial a longo prazo para 35  pessoas com deficiência e suas famílias em estado grave de vulnerabilidade, promovendo a garantia de direitos, a inclusão, reconhecimento do potencial da família e da comunidade.

 

O Projeto Ô de Casa! é oferecido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Guaratinguetá para que o sujeito seja acolhido por sua comunidade, para a viabilização do acesso a serviços e programas de benefícios, transferência de renda, e, principalmente, para a promoção da autonomia e qualidade de vida.

Clique aqui e acesse os arquivos referentes a parceria do Instituto Lucas Amoroso com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Projeto_%C3%83%C2%94_de_casa_edited.jpg
 

Modalidade

Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares - NEPI

Equipe do ILA apresentando o trabalho reabilitação baseada na comunidade: educação permanente de educadores familiares no I Encontro Nacional da Abrapas, na USP.

Investe no aprimoramento e na difusão do trabalho desenvolvido no ILA e respaldar os compromissos assumidos relativos à Pessoa com Deficiência e suas relações. O projeto é realizado através de palestras, aulas expositivas, leituras e sínteses.

São realizados 2 encontros mensais, com duração de 2 horas cada encontro, no período de março à novembro.

 

Projeto

Ouviu Falar?

O projeto objetiva promover campanhas de sensibilização e conscientização a respeito das principais causas que acometem as pessoas com deficiência e seus familiares. Proporciona momentos de informação à comunidade, com a participação dos usuários e familiares, equipe técnica e convidados na divulgação de aspectos como prevenção, causas, tratamento, estratégias de inclusão, respeito e garantia de direitos.

ILA Caraguatatuba

Projetos já realizados

Durante o período de abril de 2016 a maio de 2017, o Instituto Lucas Amoroso implantou, em parceria com a prefeitura de Estância Balneária de Caraguatatuba, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), desenvolvendo atividades relacionadas às modalidades de Centro de Convivência e Centro Dia.

96.360 

atendimentos realizados de Abril de 2016 à Dezembro de 2017